segunda-feira, 31 de maio de 2010

Reiki

O Reiki é um método natural de cura por meio das mãos. Em japonês, rei significa a "energia cósmica que flui por todo o Universo", e ki, a "energia vital do ser humano".
A técnica consiste em impor as mãos a uma determinada distância para transferir a energia vital de uma pessoa para a outra ou passá-la pelos locais do corpo que necessitam de equilíbrio: cabeça, olhos, nariz, chacras do corpo, região umbilical, pulmões, rins, joelhos e embaixo dos pés, para fixar a energia.
Mikao Usui (1865-1926), um padre cristão de Kioto, no Japão, sabia que era possível curar com as mãos, a partir de uma força vital que elas emanavam, mas não sabia como isso funcionava. Ao estudar sânscrito e antigas escritas budistas, Usui encontrou uma fórmula baseada em uma série de símbolos. Quando acionados, os símbolos ativavam e captavam a energia vital universal. Mikao Usui, então, passou o ensinamento para vários japoneses e fundou o sistema dos Mestres do Reiki.

domingo, 30 de maio de 2010

http://villagefisio.webs.com/

Achei uns botões super fofos

http://www.artesanato.net/shopping.asp?sec=19
 

Papel de parede - ARTE de Marcelo Rosenbaum

Quem assiste o caldeirão do Huck já conhece o arquiteto Marcelo Rosenbaum. Ele acabou de lançar uma linha de papel de parede, linda, e melhor..com um preço super bom se comparado com outros ... confira!!!
http://www.snetcommerce8.com.br/ecommerce_site/categoria_41593-43095_2300_Papel-de-Parede-Colecao-Grafismo-

Plataforma vibratória ajuda a reduzir gordura corporal, diz estudo

Aparentemente, é o sonho de qualquer pessoa desesperada por um corpo malhado: perder gordura e ganhar massa muscular com esforço zero, simplesmente ficando em cima de uma plataforma vibratória. Pode soar como ficção científica, mas funcionou -- em camundongos. É o que relata um grupo de pesquisadores americanos, que usou a vibração da plataforma como uma espécie de substituto de baixa intensidade dos exercícios físicos.
A equipe coordenada por Clinton Rubin, da Universidade do Estado de Nova York, tinha como objetivo principal testar a influência desses estímulos "imitadores" do exercício real no desenvolvimento do corpo, porque há indícios de que não apenas o movimento de alta intensidade é capaz de queimar gordura.

Só havia um jeito de descobrir -- e lá foram os camundongos de laboratório para cima de uma plataforma especificamente projetada para se movimentar na vertical, vibrando rapidamente em uma amplitude muito pequena, de apenas alguns centésimos de milímetro -- na prática, um leve zumbido, que os bichos tinham de agüentar por apenas 15 minutos por dia.
O mais impressionante é que deu certo. A gordura do tórax dos camundongos, por exemplo, diminuiu 30%, houve uma pequena redução geral de peso corporal, e a saúde dos bichos melhorou muito. Num teste feito para tentar entender os fatores que levaram ao efeito, os pesquisadores observaram que a plataforma vibratória parece inibir a formação de células adiposas (de gordura) no organismo.

sábado, 29 de maio de 2010

Argila e seus benefícios


Indicações Gerais: Inflamações diversas, úlceras e gastrite,
eczemas, erisipela, febres internas e externas, infecções,
prisão de ventre, nervos, picadas venenosas, cólicas dos
rins, fígado e vesícula, queimaduras, fraturas, contusões,
acne, hemorragia, tratamentos de pele, vermes, olhos,
dentes, hérnias, varizes, ciática, congestão, enxaquecas,
assaduras, faringite, amidalite, coluna vertebral, sinusite,
pulmões, hepatite, rins, feridas, gota, problemas nas
articulações (artrite, artrose, etc.), furúnculo, dores de
estomago, inflamação nos joelhos, dores nos ombros, dores no
pescoço, dores na coluna, etc.
Forma de Preparo: Em um recipiente de vidro ou cerâmica,
colocar uma porção de argila (dever ser colocado com uma
espátula de plástico, madeira ou vidro, sem colocar a mão na
argila, para que a mesma continue pura para aplicação), ir
acrescentando água na temperatura ambiente aos poucos até
ficar uma massa pastosa. Aplicar na região afetada com a
espátula ou um pincel, que deve ser reservado somente par
esta finalidade e deixar agir sem tocá-la, e deve ser
retirar com água morna.

terça-feira, 25 de maio de 2010

Massagem Thai

A massagem thai é uma massagem que foi desenvolvida na Índia há milhares de anos atrás. É uma massagem mais enérgica e vigorosa dos que as clássicas massagens.
O objetivo principal é aliviar a dor, o sofrimento e prevenir as doenças do ser humano. A massagem é aplicada de forma suave, e o profissional está sempre atento às necessidades individuais. Na prática, ela reduz o estresse, melhora a circulação sangüínea, auxilia no tratamento de problemas neurológicos, psicológicos e lesões esportivas. Enfim, promove o bem-estar geral.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Emagreça com enzimas

A gordura é também uma fonte de energia para nosso organismo. Essa gordura fica armazenada em células que chamamos adipócitos. Quando essa energia que é proveniente de nossa alimentação sobra, ou seja, comemos mais do que gastamos essas células incham e se dividem aumentado os adipócitos e consequentemente o peso cada vez mais. Quanto mais células de gordura um indivíduo tem, mais fome irá sentir.

Para iniciar o processo de perda de peso é preciso retirar a gordura da célula. O primeiro passo é reestruturar nosso cardápio, fazendo com que o valor calórico ingerido não seja maior que a energia gasta. Assim o organismo começa lentamente a esvaziar as gorduras das células iniciando o processo de emagrecimento.

O tratamento com enzimas atua diretamente na agilização da perda de peso e diminuição da gordura localizada. Ao realizar as aplicações de enzimas abrimos mais canais na célula para a saída da gordura, facilitando e acelerando o emagrecimento.

Essa técnica de emagrecimento consiste na administração de enzimas via injetável intramuscular, favorecendo a redução de peso sistêmico, ou seja, emagrecimento geral. A perda de peso varia de pessoa para pessoa, e a quantidade de aplicações também. O ideal é fazer uma vez por semana, ou de 15 em 15 dias. É importante realizar uma atividade física após a aplicação, como por exemplo caminhadas ou plataforma vibratória, a perda de peso se torna mais significativa. Deve haver restrições alimentares para auxiliar no processo de emagrecimento.

Álcool, refrigerantes e doces, são extremamente calóricos, e durante o processo deve ser evitados e depois do termino do tratamento, ter consumo esporádicos. O carboidrato pode ser consumido normalmente desde que ate às 18h, pois depois desse horário as atividades do metabolismo diminuem muito, dificultando a queima do mesmo, que vira depósito de gordura. Algumas dicas:

-Sempre que falamos a palavra EMAGRECER o cérebro já envia uma resposta automática: ESTOU COM FOMEEEE!

-Nesse caso devemos comer mais frutas, beber muita água e não se apegar no detalhe EMAGRECER.

-Cada um tem seu tempo para comprar a idéia de que realmente quer emagrecer, e que quer sair por ai com muitos quilos a menos.

-Coloquem no prato, muitas saladas em geral, as que mais te apetece, muitos legumes, verduras, cruas ou cozidas e ate refogadas.

-Tente substituir alimentos calóricos pelos menos calóricos, no começo parece muito difícil. Não deixe seu psicológico escolher por você.

Dicas para não agravar quadro de acne

Evite a exposição prolongada ao sol;
Use sempre filtro solar adequado ao seu tipo de pele;
Dê preferência a cosméticos à base de gel, em troca daqueles à base de óleo;
Não manipule, esprema ou coce suas espinhas. Você poderá agravar o problema;
Realize Limpeza de Pele para controlar os cravos;
Procure um dermatologista para a indicação de produtos adequados ao seu tipo de pele;
Apesar de falarem que a alimentação não influencia no aparecimento da acne, em algumas pessoas certos alimentos podem causar (ex amendoim, chocolate, comidas gordurosas, etc.), cuide da alimentação e beba bastante água;

Sugestão:
Suco da laranja e de limão

Misture laranja com suco de limão. Adicione água e mel . Beba o suco todo o dia por muito tempo para a pele melhorar

O suco de limão ajuda a pele a revitalizar a pele e melhora o seu metabolismo, limpando a pele.

domingo, 23 de maio de 2010

Inverno favorece a realização de tratamentos estéticos

O inverno é o período ideal para a realização de tratamentos estéticos para a pele, uma vez que o clima mais frio permite melhores resultados para os tratamentos e reduz os riscos de manchas ou outros efeitos indesejados em razão da menor exposição aos raios solares.
Além disso, ressecamento, envelhecimento precoce, manchas e marcas de expressão costumam aparecer com mais freqüência com o fim do verão. Entre os meses de maio e junho é o melhor momento para hidratar a pele e recuperar os danos imediatos causados pelo Sol. Quando chega o frio, começa o melhor período para fazer o tratamento das camadas mais profundas da pele.
As técnicas mais procuradas são aquelas que visam corrigir manchas, rejuvenescer a pele e eliminar definitivamente os pelos indesejáveis. Os tratamentos a laser e com luz pulsada são muito procurados nessa época do ano, até porque a sua realização não influencia no dia-a-dia dos pacientes.
Os peelings ainda são a melhor técnica para a eliminação das manchas, principalmente os considerados leves (superficiais), que são feitos em algumas sessões de periodicidade semanal ou quinzenal, pois não atrapalham o dia-a-dia dos pacientes.
Mesmo os raios sendo mais amenos no inverno, e o verão e o sol sendo apontados como os principais vilões para o envelhecimento e manchas, os dias mais frios também são prejudiciais e, mesmo que não pareçam, os raios solares no inverno continuam sendo nocivos à pele. O uso de protetor solar é indicado inclusive no frio e em dias nublados.
Esta é uma época qual a pele fica mais ressecada, tanto pelo frio quanto pelos banhos mais quentes. A hidratação da face, e inclusive do corpo devem ser realizadas diariamente em casa, e pode ser realizado uma hidratação profunda com esfoliação e máscaras hidratantes em clínicas de estéticas em caso de peles muito secas.
Quanto aos pêlos, podem ser eliminados com a depilação a laser ou luz intensa pulsada, que deve ser realizada mensalmente ou a cada 45 dias. Uma vez começado o tratamento a redução de pêlos é gradativa e deverá ocorrer totalmente ao final de cinco a 12 sessões.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Reflexologia


A reflexologia baseia-se no principio de que existem áreas, ou pontos reflexos nos pés e nas mãos que correspondem a cada órgão, glândula e estrutura no corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
A Reflexologia dos Pés pode provocar, com o estímulo das áreas que indicam um desequilíbrio energético, entre outras, reações com sintomas típicos, como um indicativo de que o organismo utiliza a sua energia vital para resistir e livrar-se dos seus padecimentos. Estas respostas desejáveis podem servir-se de vários órgãos na tentativa do organismo de eliminar toxinas. Com frequência ocorrem as seguintes reacções: processos de eliminação, cansaço relaxante, sono reparador, suor mais intenso, etc. Estas reações são passageiras e significam que o processo de melhoria da saúde já foi iniciado, ou seja, que o organismo responde aos estímulos e começa a combater a enfermidade.
Alguns dos benefícios apontados são alivio de dores de cabeça ou de coluna, diminuição de acne, diminuição dos sintomas da tpm, alívio de estresse, diminuição da ansiedade, tratamento de depressão, entre outros.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Green Peel

A empresa Christine Schrammek Kosmetic GmbH e Co KG, que têm como líder a própria Dra. Christine Schrammek, desenvolveu uma pesquisa clínica, aplicando seus resultados tanto nas áreas de dermatologia, quanto nas de beleza e estética em toda a Alemanha. O produto aplicado é o Green Peel, o qual é usado por cerca de 1800 salões de beleza alemães. A companhia de Schrammek garante que o método é bastante simples e apresenta resultados extraordinários.
O peeling herbal profundo é recomendado para pele seborréica, átona, pálida, com poros dilatados, envelhecida, com manchas de sol; cicatrizes (seqüelas de acne, acidentes, queimaduras); envelhecimento das mãos e manchas senis (de velhice); celulite e estrias; flacidez abdominal; coxas e braços; manchas de depilação na virilha ou axila.
Em peles com estrias vermelhas, o tratamento recupera até 80% do problema, já nas bancas há uma melhora de 60%. O peeling também diminui as cicatrizes de espinha, celulite e sinais de envelhecimento das mãos e rosto.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Massagem das pedras quentes

A terapia das pedras quentes, ou o fato de massagear o corpo com pedras aquecidas e frias, de acordo com a necessidade do paciente, é um conceito moderno se considerarmos a regularização
da técnica (na Europa e Estados Unidos existe há oito anos), mas existem referências do seu uso já no Egito antigo e no Velho Testamento.
Os tamanhos e formatos são escolhidos de acordo com o local da aplicação. Aproveitamos os formatos das pedras para que o encaixe seja o melhor possível no corpo. Age como uma ginástica vascular no sistema circulatório, melhorando a celulite e relaxando o corpo, resultando em respostas sedativas e reenergizadoras no organismo. Alguns outros benefícios são:

  • Equilíbrio da energia do corpo;
  • O estado de ansiedade, tensão, apreensão e agitação desconfortável sendo substituídos pela serenidade, relaxamento, calma e paz interior;
  • Melhora na circulação sanguínea;
  • Aumento do tônus muscular;
  • Estimulação de processos fisiológicos como a digestão e a respiração;
  • Melhora na mobilidade das articulações;
  • Diminuição  de gordura localizada e combate a celulite;
  • Melhora no fluxo da energia vital;
  • Alívio de dores na coluna vertebral e outras regiões do corpo;
  • Liberação de emoções reprimidas

domingo, 16 de maio de 2010

Dicas para pele oleosa

Algumas orientações são básicas e servem para todas as pessoas que desejam melhorar a aparência da pele com estes problemas. Lave sempre a face com água morna ou fria, nunca com quente. A água quente remove a proteção natural da pele e a resseca ainda mais. Além disto, numa tentativa de proteger-se, a pele pode produzir secreção sebácea em excesso, o que pode ser insuficiente para recompor as irritações do ressecamento, mas que é suficiente, inclusive, para piorar a acne. É o chamado "efeito rebote". Portanto, utilize sempre sabonetes com pH fisiológico ou sabonete específico para pele oleosa, para higienizar a pele facial, de preferência, sabonetes líquidos e, além da água fria ou morna, nunca ultrapasse quatro a cinco vezes o número de lavadas no rosto ao longo de um dia. Outra regra básica: se você tem a pele oleosa, nunca aplique imediatamente um hidratante, mesmo que ela pareça esticada e ressecada logo depois de ser lavada. Espere 20 minutos pelo menos e esse ressecamento normalmente tenderá a se atenuar por si só. Mas se, mesmo assim, ainda estiver incomodando, só então use um hidratante. O hidratante deve ser sempre em gel ou oil free.
Para as peles com oleosidade e dilatação dos poros, é fundamental ainda o uso de filtros solares livres de óleo (oil free) durante o dia ou ainda para as mulheres podemos indicar os pós compactos com Fator de Proteção Solar (FPS), geralmente 15, 25 ou 35. Esses são os FPS mais comuns nas marcas dos pós compactos mais conhecidas e indicados.
O uso do esfoliante facial deve ser feito uma vez por semana!
Se a pele continuar ainda muito oleosa, você pode iniciar um tratamento com Luz Intensa Pulsada ou até mesmo peelings suaves.

A combinação de alimentos segundo a medicina indiana faz milagres pela sua beleza

Acne, oleosidade, ressecamento. Esses problemas de pele, geralmente, são causados por uma alimentação errada. Na medicina ocidental, acne, por exemplo, pode ser um excesso de gordura. Para o ayurveda, cada problema é causado pelo desequilíbrio de um ou dos cincos elementos (terra, água, fogo, ar e éter).
Na medicina ayurvédica, devem ser consideradas as características de cada um para se realizar um tratamento. Mas existem alguns alimentos que são tóxicos para todos para os três doshas, como os com baixo teor nutricional e fontes de muito açúcar refinado, sal e gordura hidrogenada (trans). Os industrializados como biscoitos, salgadinhos e enlatados são as piores opções.
Para Vata, por ser frio, seco e leve, recomenda-se os carboidratos tipo cereais (arroz, aveia, trigo, quinua), oleaginosas (castanhas, gergelim, linhaça), frutas doces como abacate e banana e papaia, vegetais sempre cozidos al dente, laticínios e chás de erva-doce ou capim-limão. Deve-se optar também pelo consumo de leguminosas, tipo feijão azuki e lentinha vermelha. Recomendamos também evitar o consumo de vegetais crus, pois aumentam os gases, e frutas secas. O consumo de carne é pouco indicado para este dosha, mas se gostar, consuma carnes mais leves (brancas), e peixes gordurosos como salmão e atum fresco.

Para Pitta, por ser quente e oleoso, os alimentos benéficos são cereais, como arroz, trigo e cevada, e as frutas doces. Vegetais doces (batata, abobrinha, abóbora) e amargos cozidos (espinafre, chicória, aspargos), bem como sementes (girassol, coco, abóbora) são boas opções no cardápio. Leguminosas (feijões, lentilhas e soja) são muito recomendadas, bem como óleos de coco e girassol e leites de arroz e soja. Deve-se preferir o leite de cabra, diminuir o consumo de vegetais picantes (rabanete, pimentão), frutas ácidas, carnes escuras, oleaginosas (castanhas e gergelim) e pimentas (malagueta, raiz forte).

Para Kapha, pesado, frio e oleoso, recomenda-se as frutas adstringentes (maçã, damasco e pêra) e secas (uva, ameixa, damasco), vegetais picantes e amargos, cereais (aveia e cevada), sementes e leguminosas tipo feijão azuki e lentinha vermelha. Consumir com moderação laticínios, carboidratos, açúcares, oleaginosas (castanhas), carnes e principalmente sal, pois aumentam a letargia, produção de muco e retenção de líquidos.
http://www.artigosinformativos.com.br

Mudando a cara da sua clínica com : Adesivos de parede

Peeling Amazônico - Ùnico

O Peeling Amazônico foi elaborado a base de raízes e folhas de plantas originárias da flora brasileira, enriquecido com enzimas de frutas tropicais e ácidos orgânicos, formando um peeling seguro e eficaz, de ação enzimática, química e mecânica.

O peeling amazônico é diferenciado, pois a intensidade do tratamento e o resultado a ser conquistado podem ser definidos pela paciente e pela fisioterapeuta, dependendo do resultado que se almeja ele pode ser mais ou menos agressivo. Por usar na composição apenas ativos naturais extraídos da Amazônia, ele alcança outro diferencial: graças à ausência de ácidos ele pode ser realizado em qualquer época do ano, sem provocar os efeitos maléficos dos peelings existentes no mercado.
Esse peeling desempenha atividade queratolítica e proteolítica, que atua especificamente sobre os tecidos mortos e garante ao profissional segurança na hora da aplicação. O grande diferencial é que ele não age diretamente sobre a derme devido à ação da enzima papaína, portanto ele não agride a pele. O novo peeling promove o desaparecimento das manchas da pele do rosto e de outras partes do corpo, inclusive do cotovelo e virilha.
Indicações Clínicas:
1- Rugas finas e profundas
2- Ceratose actníca – Pele ressecada e áspera
3- Acne e Cicatrizes da Acne
4- Hiperpigmentação – Melasma e cloasma
5- Ceratose Seborréica

No caso de adolescentes que tratam acne, por exemplo, ele é um forte aliado, pois age como secativo e clareador que aos poucos vai retirando as manchas e marcas provocados pelo acne.

Não há contra-indicações, pode ser usado em qualquer pessoa e em qualquer idade. Especialmente peles pigmentadas como as negras e orientais.

sábado, 15 de maio de 2010

Ofurô e seus benefícios


Os banhos terapêuticos são importantes aliados tanto na prevenção como no tratamento de diversos males. A imersão na água quente realiza uma drenagem linfática natural, atuando também na ativação do sistema circulatorio e intensifica a ação das plantas no corpo. Permite ainda um estado emocional tranqüilo e oferece maior qualidade de vida.
O ofurô, assim como outras terapias originadas no Oriente, têm ganhado cada vez mais adeptos no Brasil. A grande maioria destas terapias deixou de ser práticas estranhas e cercadas de misticismo para se tornarem verdadeiras aliadas da alopatia na cura e prevenção de doenças. Através deste aquecimento profundo obtém-se:
-Dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação
-Relaxamento muscular, combatendo a insônia
-Dilatação dos poros cutâneos, limpando e hidratando a pele
-Alívio a problemas de coluna, reumáticos, fadiga
-Melhora da aparência física, mais bem estar, disposição
O OFURÔ traz benefícios terapêuticos,estéticos e emocionais,sendo,indicado para:stress,reumatismo,dores no corpo,má circulação sanguínea,pele cansada,celulites,TPM,depressão,etc.
Não é para menos que o ofurô  significa o sublime lugar do calor. O ideal é ofurô em madeira, pois este mantém oito vezes mais a temperatura que em outro material, além do poder energizante da madeira.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Vários estudos sobre o  chá verde indicam que ele auxilia na prevenção de algumas doenças como o câncer, pois aumentam muito a imunidade. 
O extracto de chá verde apresentou um efeito inibidor promissor sobre o crescimento de células do cancer  renal, revela uma investigação realizada na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e publicada na revista norte-americana.
Também foi apontado que o consumo de chá verde aumenta a proporção do bom colesterol(HDL) em relação ao mau colesterol(LDL).
Em 1999, o American Journal of Clinical Nutrition dos EUA publicaram um estudo mostrando que pessoas que consomem chá verde queimam mais calorias do que outras pessoas, devido ao aumento da taxa metabólica, sendo indicado para ser incluído em dietas para perda de peso.
Acredita-se que seja um bom anti-oxidante, prevenindo o envelhecimento. Está sendo comercializado em formas de cremes hoje em dia.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Acupuntura Estética Facial no Tratamento de Rugas






Autora: Fabíola Zucco – Fisioterapeuta e Pós-Graduanda em Acupuntura
1 Introdução
Envelhecer é um processo natural que ocorre desde que nascemos, porém fica mais evidente após a terceira idade. A qualidade do envelhecimento está relacionada diretamente com a qualidade de vida à qual o organismo foi submetido. Estresse, exposição demasiada ao sol, hereditariedade, alimentação inadequada ou deficiente, mímica exagerada, fumo, poluição ambiental, ar condicionado, vento, frio, são algumas das principais causas de envelhecimento.
No tecido envelhecido ocorre diminuição de colágeno, elastina, substância fundamental da derme, proteínas e açúcares, em especial do ácido hialurônico, que influenciam no turgor da pele. Estes também apresentam alterações bioquímicas, fazendo com que haja uma perda de elasticidade e compressibilidade da pele. Devemos lembrar que a barreira de proteção contra a radiação ultravioleta (UV) está extremamente prejudicada, uma vez que há uma diminuição no número de melanócitos ativos. A diminuição na taxa de renovação celular e reparação de pele eleva o tempo de cicatrização das feridas que pode chegar a duas ou três vezes mais do que o de uma pessoa jovem. Assim sendo, a derme envelhecida se torna um tecido rígido, inelástico e irresponsível à tensão, com menor capacidade de resposta a estresse ou trauma.
Além das alterações já citadas, estas modificações na estrutura da pele  resultam também num problema inestético, as rugas. As rugas e linhas de expressão também podem ser bloqueios causados por sofrimento, tristeza, preocupação por exemplo e de acordo com a medicina tradicional chinesa estas são consideradas sobrecargas de energia vital para determinado ponto. As rugas atingem um grande número de indivíduos, independentemente da causa,  estas são um incômodo para boa parte destas pessoas.
Atualmente existem várias técnicas para prevenir e tratar o envelhecimento facial, como por exemplo peelings, cinesioterapia, eletrolifting, eletroestimulação, laser, aplicação de toxina botulínica, cosméticos, preenchimento, cirurgias plásticas, e também a acupuntura estética facial.
A utilização da acupuntura na estética facial não é novidade . Imperatrizes das diversas dinastias na Antiga China já usavam as agulhas para atenuar as rugas e as marcas de expressão. A acupuntura estética facial é um método que auxilia na redução de rugas, além de prevenir o envelhecimento, melhorando a estrutura da pele,  renovando o estrato córneo e estimulando a circulação local.
2 Revisão Bibliográfica
Os rins têm as funções fisiológicas de armazenar o Jing (Essência), controlar os líquidos, receber o Qi, controlar os ossos, gerar a medula e chegar ao cérebro, segundo a Medicina Tradicional Chinesa. O Jing é a matéria fundamental necessária para efetuar as diversas atividades funcionais do corpo. Este se divide em congênito e adquirido. O congênito proporciona as matérias fundamentais para o adquirido antes do nascimento, e o congênito depende da nutrição do adquirido para  o completo desenvolvimento de suas funções. O Jing Qi dos rins é a base que produz o Yin e Yang dos rins, que constituem fontes de Yin e Yang e todo o corpo congênito (CHONGHUO, 1993).
O Jing Qi  ou Qi essencial dos rins tem influência importante na função de crescimento e de desenvolvimento do corpo, durante o crescimento até o período da maturidade. O Jing Qi enriquece-se quando as mulheres passam a ter a menstruação e os homens, a emissão seminal, fatores que indicam a capacidade de reprodução.  Na idade senil, este se declina, a função sexual e da reprodução debilitam-se gradualmente, e o corpo começa a envelhecer (CHONGHUO, 1993).
O fenômeno fisiológico do envelhecimento ocorre em todos os tecidos. O colágeno, componente fundamental do tecido conjuntivo torna-se gradualmente mais rígido, e a elastina, outro componente do mesmo tecido, vai perdendo sua elasticidade natural devido à redução do número de fibras elásticas e de outros componentes do tecido conjuntivo. O declínio das funções do tecido conjuntivo faz com que as camadas de gordura sob a pele não consigam manter-se uniformes e a degeneração das fibras elásticas, aliada à menor velocidade de troca e oxigenação dos tecidos provoca a desidratação da pele resultando em rugas (GUIRRO e GUIRRO, 2002). De acordo com os mesmos autores, as rugas podem ser divididas em:
- dobras e rugas gravitacionais (ptose);
- rugas finas;
- rugas de expressão.
As rugas de expressão são denominadas também de rugas dinâmicas, pois são decorrentes  da mímica facial, aparecendo com o movimento. Com a fadiga das estruturas da pele, em decorrência de movimentos faciais repetitivos, surgem então as rugas estáticas, que aparecem mesmo na ausência de movimento.
Dos 20 aos 25 anos ocorrem principalmente as linhas orbiculares visualizadas em expressão facial. Já de 45 aos 55 anos, aparecem rugas periorbiculares, frontais e glabelares, uma acentuação  do sulco nasogeniano, pregas transversais na região do pescoço e formação de bolsas gordurosas nas pálpebras inferiores. E acima de 55 anos há acentuação de rugas e pregas, atenuação da eminência malar, depressão do sulco nasolabial e ptose facial (GUIRRO e GUIRRO, 2002).  Sendo assim, por constituir um caráter fisiológico, as rugas não podem ser evitadas, embora existam medidas para retardá-las.
Certos músculos ou grupos musculares, se encarregam de realizar uma determinada ação – músculos agonistas – enquanto que um  outro músculo ou grupo – músculos antagonistas- deve se deixar distender de modo a possibilitar a contração dos primeiros. Os efeitos que a contração dos músculos faciais ou da mímica produzem, são todos de tipo ativo, dinâmicos.  Quando há rugas, ocorre que um certo grupo muscular está contraído e outro relaxado, sendo necessário por um lado relaxar ou “sedar” o músculo que se encontra contraído e por outro lado, estimular ou  “tonificar” os músculos antagonistas, de modo a restituir a situação de equilíbrio original, resultando numa melhora do aspecto destas (VAMRELL; PAULETE e OLIVEIRA, 1986).
Acredita-se que a acupuntura estética foi desenvolvida por acidente, sendo que os resultados de rejuvenescimento foram observados a partir de tratamentos com pacientes em outras condições, e a partir daí iniciou-se pesquisas detalhadas deste assunto que comprovaram que a acupuntura auxilia na prevenção e tratamento de rugas (THAMBIRAJAH, 2003).  Em 1996, um artigo no Journal of Clinical Acupuncture, relatou que 300 pessoas foram tratadas com acupuntura facial, e em 90% da amostra foram observados efeitos benéficos, como melhor elasticidade nos músculos faciais, pele mais macia e menos rugas (MORRIS, 2003).
A acupuntura estética facial, no tratamento de rugas, tem como objetivo melhorar a circulação local, a oxigenação, o metabolismo, melhorar a sustentação da pele, harmonizando assim os músculos faciais, promovendo um rejuvenescimento facial. Existe uma regra que deve ser seguida para que os resultados sejam satisfatórios: nunca tonificar um músculo sem antes sedar o seu antagonista (VAMRELL; PAULETE e OLIVEIRA, 1986).
O tratamento e o número de sessões é realizado de acordo com a necessidade de cada paciente ou da ruga que mais lhe incomoda, acrescentando-se técnicas complementares quando necessário. É indica aplicação semanal, com duração de 30 minutos aproximadamente cada sessão (BASTOS, 2000). De acordo com MORRIS (2003), a acupuntura pode rejuvenescer de 5 a 15 anos e os resultados obtidos, com as sessões, podem ser mantidos e intensificados com cosméticos, exercícios faciais, eletroterapia e massagens.
A acupuntura estética trata várias patologias inestéticas além de rugas, como por exemplo ptose de mama, acne, bolas suboculares,  celulite, gordura localizada, couperose, flacidez facial, flacidez de pescoço, hipercromias cutâneas, olheiras, papada no queixo, hirsutismo, oleosidade, obesidade, entre outros.
3 Conclusão
A aplicabilidade da acupuntura na área de estética facial, como já vimos anteriormente não é novidade, e vem se firmando entre outros tratamentos atuais, pois esta não atua só nas rugas, mas sim nas causas destas, podendo também ser trabalhado o indivíduo como um todo.  Sendo assim, os resultados são mais duradouros.

http://villagefisio.webs.com/

Texto que explica a superioridade da técnica de eletroporação para penetrar princípios ativos

http://www.proffabioborges.com.br/artigos/eletroporacao_uma_revisao.pdf
http://www.bio.umass.edu/biology/karlstrom/KarlstromPDFs/Cerdatal.2006.Electropor.pdf
http://www.martaquin.com.br/artigos
http://www.fisionet.com.br/abstract/interna.php?cod=424



A técnica de eletroporação é utilizada para fazer penetração de princípios ativos, para celulite, flacidez de pele e gordura localizada. Observamos na clínica, onde já foram realizados aproximadamente 100 tratamentos , que a técnica é extremamente eficaz, reduzindo medidas consideravelmente e melhorando a celulite. Mesmo sem utilizar princípios ativos para flacidez de pele, podemos observar uma melhora do tônus. Quando feito no rosto, suaviza rugas e faz um leve lifting. O resultado é muito mais interessante do que o uso do ultrassom e inclusive do Manthus, quando usado princípio ativo indicado para eletroporação.
Inclusive, há muito mais pesquisa sobre eletroporação do que o Manthus.
Esta técnica foi desenvolvida por um cientista, que chegou a ganhar o Nobel.
É conhecida como a mesoterapia sem agulhas.

sábado, 8 de maio de 2010

os benefícios do ginseng

Historicamente, o ginseng é utilizado para melhorar o estado de estresse e cansaço, devido às suas propriedades chamadas "adaptogênicas". Com isso, parece estar associado a uma melhora do bem-estar e a um aumento da habilidade em lidar com os fatores estressores (ambientais, fisiológicos e emocionais). Além disso, outros efeitos seriam a redução da suscetibilidade às doenças e também a diminuição dos danos causados por tratamentos como a quimioterapia e a radioterapia.
Porém existem diversos tipos de ginseng, sendo que as suas propriedades variam conforme a espécie. O mais importante a respeito desta planta é que ela não apenas dá energia, mas aumenta a imunidade, tornando o organismo mais forte contra eventuais doenças, ou até mais graves como o câncer.
Há vários estudos realizados a respeito desta planta,  como o de A. Tesch, H. Johansson e P. Kaiser, de 1998, que atestam os benefícios da planta para a melhora da capacidade física:


  • Para o corpo, ela contribui para o aumento da capacidade de absorção de oxigênio pelas células, melhorando a respiração celular e a produção de energia. Também reduz a concentração de ácido lático nos músculos, o que contribui para reduzir a fadiga muscular; e fortalece o sistema imunológico, fato que ajuda no combate a enfermidades e na prevenção de doenças.


  • Para a mente, a planta aumenta o poder de concentração, melhora os processos cognitivos, contribui para o acréscimo das quantidades de dopamina e noradrenalina (dois neurotransmissores do sistema nervoso central), o que traz a sensação de bem-estar e relaxamento psicológico.



  • A cada dia, mais e mais pessoas descobrem os muitos benefícios do Ginseng, como o fato de que seu uso afasta os sintomas da velhice, diminua a incidência de tumores e de doenças pulmonares. A questão de manter o corpo jovem fez com que a procura por esta planta aumentasse consideravelmente nos últimos anos. As indicações em geral é para se fazer uso pelo menos 2 meses da planta, para sentir os benefícios desta.

    quinta-feira, 6 de maio de 2010

    Pesquisas sobre carboxiterapia

    Na pesquisa de Brandi et al., a carboxiterapia foi utilizada em 48 mulheres com idade de 24
    a 51 anos de idade que apresentavam gordura localizada em coxa, joelho e ou abdômem. Os
    resultados apontaram uma redução na circunferência das partes submetidas à injeção subcutânea
    do gás carbônico, sendo também relatado o efeito indireto da técnica na melhora da
    microcirculação e na ação lipolítica.
    Mais tarde, em outro estudo, Brandi et al., investigaram o efeito da Carboxiterapia no
    tratamento da irregularidade da pele pós-lipoaspiração e na melhora da flacidez cutânea. Mais uma
    vez, a técnica se mostrou eficiente, sendo abordada pelos autores como um procedimento seguro,
    eficaz e sem grandes efeitos colaterais.
    Leia na íntegra
    http://www.proffabioborges.com.br/artigos/carboxiterapia_na_celulite.pdf

    domingo, 2 de maio de 2010

    Peeling de cristal e diamante

    Esses peelings são mecânicos, realizam uma esfoliação profunda da pele (microdermoabrasão).
    Podem ser feitos no verão inclusive.
    O peeling de cristal ou o de diamante é procurado para tratamentos de seqüelas de acnes, queloides, sulcos, cicatrizes, rugas superficiais,  sardas, poros dilatados e estrias. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive negras ou orientais.
    A pele fica mais macia e revitalizada.
    O ideal é fazer uma vez por semana, e a quantidade de sessões depende do caso.
    Rugas, estrias e sequelas de acne são tratamentos que demoram um pouco mais, do que simplesmente fechar os poros.


    A sensação durante o peeling é de leves arranhões na pele.
    Mas vale de tudo para ficar com uma pele bonita, não?